Poupança nas descargas

Um grupo de alunos da Escola Básica de Perafita, no âmbito do concurso “Jovens Repórteres do Ambiente 2ª edição”, no dia 25 de março recolheu diversas fotografias relacionadas com o tema: a poupança de água.

Situação mundial atual

Ao longo dos anos o aumento da população mundial originou um maior consumo de água e consequente desperdício. A poluição extrema também contribui para que alguma água não seja renovável. Então, cabe a cada um de nós ajudar a preservar este recurso tão importante para a nossa geração como para as gerações futuras.

Cuidados gerais

1- É importante e necessário fazer uma manutenção regular para garantir que a canalização doméstica se encontra em bom estado;
2- Verificar o isolamento térmico do sistema de água quente;
3- Optar por torneiras de regulação do fluxo de água na cozinha e nas casas de banho.

Como poupar água com descargas?

Muitas pessoas, por exemplo, já optaram por colocar uma garrafa (ou outro tipo de recipiente) de 1,5 litros pesada/o no interior do reservatório do autoclismo para diminuir a quantidade de água que se utiliza em cada descarga. Mas também existem pessoas que optaram por modelos de autoclismos com dupla descarga, que são considerados os autoclismos modernos que possuem dois botões para uma descarga total ou parcial do reservatório, permitindo, assim, poupar mais ou menos água consoante as suas necessidades.

Conclusão

Em cada descarga gasta-se entre 7 a 15 litros de água. Se optarmos por utilizar uma garrafa de 1,5 litros, pode chegar a diminuir 50% por descarga, sem esquecer que estas atitudes ajudarão a poupar muito dinheiro e ajudarão o planeta.

Érica Alves, 8ºA, nº5