Reaproveitamento de resíduos dentro da minha escola

Reaproveitamento de resíduos dentro da minha escola

No mês de março, decidi fazer uma investigação sobre a temática do reaproveitamento de resíduos na Escola Básica de Perafita. Para além de procurar a definição de reaproveitamento de resíduos, investiguei sobre ações que são praticadas na minha escola nesse sentido. 

Resíduos que seriam descartados, e que mais tarde iriam sofrer um processo industrial para a confeção de um novo produto (reciclagem), ou até mesmo usados em decorações e atividades, como por exemplo, na agricultura, foram também aproveitados na minha escola com diversos objetivos.

Na Escola Básica de Perafita, reaproveitamos vários tipos de resíduos. Vou dar especial atenção aos que utilizamos na prática de agricultura e, consequentemente, na nossa horta. 

Após uma breve investigação, verifiquei que na minha escola foram reaproveitados vários resíduos, como por exemplo:

pneus usados para servirem de “vasos” para diversas plantas. Os mesmos foram afixados na parede da escola, junto à nossa horta. Para além da função anteriormente mencionada, ainda servem para embelezar essa parede. Além disso, ainda foram utilizados para proteger árvores autóctones plantadas, no mês de março, no espaço exterior da nossa escola;

caixas de ovos para semear plantas, como, por exemplo, alho-francês, alface, tomate e pimento. Estas caixas podem ser facilmente colocadas na terra pois são feitas de material biodegradável. 

garrafas de plástico usadas que também serviram para semear salsa, espinafre, hortelã, entre outras plantas;

– por último, os alunos do 

7º ano, na disciplina de Geografia, reutilizaram vários materiais (papel, cortiça, rolhas de plástico…) para construírem lindíssimas rosas dos ventos.

Concluindo, penso que estamos no bom caminho, pois estamos a reutilizar vários produtos/resíduos, contribuindo, assim, para reduzir a produção de lixo, ou seja, construir uma escola mais ecológica. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.